Teve lugar, na passada sexta-feira, num restaurante do Faial, mais um encontro mensal da Confraria da Truta e da Sidra. De acordo com a presidência da Casa do Povo de São Roque do Faial, deste encontro destaca-se a entronização de duas novas confreiras, nomeadamente: Ilda Martins Roseira e Florbela Mateus.
No uso da palavra, o Confrade Mor, Gonçalo Jardim, aproveitou para agradecer os presentes, louvou a persistência dos confrades em participar nas várias iniciativas da confraria e da Casa do Povo.
Referiu que brevemente será feita uma auscultação aos confrades que, nos últimos tempos, não têm participado ativamente nas atividades da confraria no sentido de verificar querem continuar como membros ativos da referida confraria.
O presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial, Heliodoro Dória, aproveitou o momento para divulgar as atividades que a Casa do Povo organizará nos próximos tempos, com destaque para o XXI Concurso do Tocar do Búzio, já no próximo dia 10.
Além do mais, incentivou os presentes a participar nas várias iniciativas que a Casa do Povo de São Roque do Faial organizará até ao fim do ano. Aproveitou, ainda, para agradecer a presença de todos e enaltecer a coragem que as novas confreiras tiveram em aceitar o convite para fazer parte da confraria e assim passarem a ser embaixadoras dos produtos locais, nomeadamente da sidra e da truta.
“De realçar a presença de alguns convidados emigrantes em França e que não quiseram deixar esta oportunidade para saborear uma excelente truta e uma boa sidra. Destacamos, também, a presença do Presidente do Sindicato dos Professores da Madeira, Francisco Oliveira. Este, no uso da palavra agradeceu a oportunidade e o convite para participar no evento. Desejou que a Confraria da Truta e da Sidra permaneça para intensificar a amizade entre os seus confrades e amigos”, lê-se, em comunicado.
A Confraria da Truta e da Sidra funciona como uma valência da Casa do Povo de São Roque do Faial. Foi criada em 2012, com o intuito de divulgar a Truta e a Sidra.