MADEIRA Meteorologia

'Confiança' exige cumprimento do serviço público de transporte coletivo e lança Orçamento Participativo setorial

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Setembro 2021
10:30

A Coligação Confiança dinamizou, no Miradouro da Igreja, na freguesia de São Roque, a terceira sessão do ciclo de conversas "Pensar Funchal".

Na ocasião, Miguel Silva Gouveia, candidato à presidência da CMF, enalteceu "as conversas muito participadas, onde voltámos a ter reflexões bastante interessantes e pertinentes, de onde saíram, uma vez mais, propostas para o programa eleitoral da Coligação Confiança".

O primeiro tema abordado foi a "Mobilidade, Planeamento e Ordenamento do Território", com o candidato a Vereador Amílcar Nunes, o arquiteto Pedro Ribeiro, a candidata à Presidência da Junta de Freguesia de São Roque, Filipa Abreu, e o estudante de direito Duarte Gouveia Brazão.

"Neste domínio, uma das ideias mais fortes foi a necessidade de o poder local exigir o cumprimento do serviço público de transporte coletivo de passageiros no concelho, nomeadamente nas zonas periféricas do Funchal, porque a nossa cidade não pode ficar com assimetrias crescentes. Enquanto futuros eleitos, temos de usar todos os instrumentos que temos ao nosso alcance em defesa da população e é isso que vamos fazer", referiu Miguel Silva Gouveia.

Na segunda metade da iniciativa, o debate incidiu, por sua vez, na "Participação Cívica e Cooperação Externa", com a presença de Tânia Sousa, candidata a Vereadora, do gestor hoteleiro André Barreto, de Gonçalo Aguiar, candidato à Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, e da Madalena Nunes, professora e Vereadora na Câmara Municipal do Funchal.

Acerca desta discussão, o candidato à presidência da CMF destacou, por sua vez, "a excelente reflexão sobre participação cívica, aquela que é uma das bandeiras da Coligação Confiança e que tem notabilizado o Funchal a nível nacional nos últimos anos. No sentido de continuarmos a aprofundar os instrumentos de participação cívica com vista ao crescimento de massa crítica no Funchal, a Coligação assumiu a proposta de implementar no próximo mandato um Orçamento Participativo setorial, para atender a ainda mais áreas e especificidades do nosso concelho".

A iniciativa "Pensar Funchal" prossegue na próxima terça-feira, dia 7 de setembro, no Jardim da Ajuda (18h30), em São Martinho, com os temas "Cultura, Património e Ciência" e "Proteção Civil e Recursos Naturais", reunindo as candidatas a Vereadoras Micaela Camacho e Cláudia Dias Ferreira, os candidatos às Juntas de Freguesia da Sé e de São Martinho, Diogo Goes e Duarte Caldeira respetivamente, e ainda quatro convidados da sociedade civil.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
26/06/2024 08:00

Numa Europa envelhecida, com uma estrutura etária de decréscimo populacional, plasmada numa pirâmide etária, que no passado se designava por tampa de caixão,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas