MADEIRA Meteorologia

Concurso Escolar ‘GEA-TERRA MÃE’ enaltece recursos geológicos da Madeira

Data de publicação
08 Junho 2024
11:54

A Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente realizou ontem, no Jardim Botânico da Madeira - Eng.º Rui Vieira, a cerimónia de entrega dos prémios e certificados de participação no concurso escolar “GEA-TERRA MÃE”, do ano letivo 2023/2024, sob o tema “Os Nossos Recursos Geológicos, a Sociedade e a Cultura”. Ilídio Sousa, diretor regional do Ordenamento do Território, e Susana Fontinha, diretora da Escola Agrícola da Madeira, sublinharam o papel do Concurso Gea Terra Mãe na promoção das geociências junto da comunidade escolar.

Este concurso escolar, destinado aos alunos que frequentam os níveis de ensino desde o infantário ao secundário, o ensino profissional e o ensino recorrente, contou com a participação de sete escolas: 3 escolas básicas do 1.º Ciclo, 2 escolas básicas do 2.º e 3.º Ciclos, 2 escolas básicas e secundárias, num total de 175 alunos. Foram apresentados 57 trabalhos. No total, foram atribuídos o 1.º prémio a 36 alunos, e uma menção honrosa a 13 alunos, recebendo os restantes alunos (126) prémios de participação. Cinco dos 29 professores envolvidos foram premiados, pelo maior número de prémios conquistados com os respetivos alunos.

À semelhança dos outros anos, este concurso escolar “GEA-TERRA MÃE”, neste ano letivo, sob o tema “OS NOSSOS RECURSOS GEOLÓGICOS, A SOCIEDADE E A CULTURA”, teve como objetivos sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências, desenvolver ações teóricas e práticas em articulação com os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento, compreender a importância, entender as diferentes origens e conhecer as diversas aplicações dos recursos geológicos no arquipélago da Madeira e relacionar a utilização da pedra ornamental do arquipélago da Madeira nos edifícios, os utensílios de pedra, a calçada madeirense e etc. com a sociedade e a cultura.

Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular, o ODS 13 (“Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos” e o ODS 15 (“Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade” e desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a compreensão ao nível dos recursos geológicos do arquipélago da Madeira, a sua importância na sociedade e na cultura, tendo por base a mitigação das alterações climáticas, a proteção, a recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres (onde vivem e ou estudam) foram outros objetivos do projeto.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas