A Câmara Municipal do Funchal e a Universidade da Madeira irão celebrar, amanhã, pelas 11h30, um protocolo de cedência do estudo em gesso, em tamanho real, da estátua a Jaime Moniz, da autoria do escultor Pedro Anjos Teixeira, à Faculdade de Artes e Humanidades.
Conforme informa uma nota enviada à redação, o protocolo será assinado na Reitoria da UMa - Colégio dos Jesuítas.
"A celebração deste protocolo, além de cimentar uma relação institucional, aposta na circulação de obras de arte e escultóricas relevantes para a cidade do Funchal, numa lógica de descentralização e de acesso à arte. O protocolo permitirá aos públicos da cidade do Funchal, em especial os alunos da UMa, de usufruir deste espólio cultural, ao mesmo tempo que o mesmo é preservado, tendo em conta a sua importância como instrumento de transmissão de conhecimento histórico-artístico", pode ler-se na mesma nota.
É de referir que o gesso estará exposto no 3º andar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Artes e Humanidades.
Ainda neste dia, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu de História Natural do Funchal irá ser palco da apresentação do livro "Macaronésia. Naturaleza, historias y leyendas", da autoria de Francisco García-Talavera Casañas, pelas 16h15.
García-Talavera é licenciado em geologia-paleontologia pela Universidade Complutense de Madrid e doutorado em Biologia pela Universidade de La Laguna, em Tenerife, onde foi professor nas décadas de 70 a 90 do século XX.
Redação