A Câmara Municipal do Funchal aprova hoje o relatório e contas de 2022, que apresenta um saldo positivo de 5,8 milhões de euros. A vice-presidente Cristina Pedra revela ao JM os principais números do exercício fiscal, entre os quais um excedente de 20 milhões de euros e indica que os recursos humanos representam 35% das despesas. Novidade é também o facto de a Frente MarFunchal já ser autossuficiente.
Esta é a notícia que faz a manchete de hoje do seu JM, numa Primeira Página que destaca a radiografia ao mundo rural. A Madeira tem 13.533 explorações agrícolas e 36.931 agricultores. Setor que conta com 149,4 milhões de euros para investimentos até 2027 e precisa de mais empresas de serviços, segundo constata a associação. Agricultura e desenvolvimento rural que estarão em debate nas Jornadas Madeira, iniciativa JM que decorre esta manhã em Santana.
Saiba ainda que Lisboa quer seguir o exemplo da Madeira. O autarca Carlos Moedas agradeceu a Pedro Ramos a formação da Proteção Civil madeirense para enfrentar situações de catástrofes e garante que a cidade está pronta para receber a Jornada Mundial da Juventude.
Nas Ocorrências, destaque para a PJ, que detém jovem por homicídio qualificado, e para um homem com faca que gerou alarme junto ao Anadia.
Não perca ainda nesta edição 20 propostas para aquecer o fim de semana.
Carla Sousa