A Câmara Municipal do Funchal montou para esta Noite do Mercado uma “operação especial de limpeza urbana” que irá mobilizar mais de uma centena de funcionários do Departamento de Ambiente, a circular durante toda a noite e grande parte do dia de amanhã.
De acordo com uma nota divulgada pela autarquia, houve um reforço de cerca de 156 contentores, distribuídos por toda a área envolvente às festividades.
Convocados estão cerca de 140 trabalhadores, incluindo motoristas, cantoneiros, encarregados e chefes de serviço, e ainda 25 viaturas, desde auto-varredouras, autotanques, mini-carros de apoio e viaturas de recolha de resíduos.
No dia 24 de dezembro, os trabalhos de limpeza terão início às 06h00 com equipas distribuídas por vários pontos principais da cidade, nomeadamente na Rua Dr. Fernão de Ornelas, Rua Visconde Anadia, Avenida Arriaga, Avenida do Infante, Avenida do Mar, Avenida Sá Carneiro e na zona velha.
“A operação de limpeza irá contar com a lavagem e desinfeção dos pontos de insalubridade e arruamentos junto ao Mercado dos Lavradores, varredura dos resíduos e a recolha dos resíduos depositados nos contentores e papeleiras de toda a baixa do Funchal”, realça a mesma fonte, acrescentando que as limpezas se deverão estender ao longo do dia por todo o centro da cidade do Funchal e “estima-se estarem concluídas pelas 20h00”.
A autarquia revela ainda que o horário de funcionamento dos sanitários públicos será ajustado nestes dias 23 e 24 de dezembro, e acrescenta que a recolha de resíduos será realizada nos horários habituais na véspera de Natal, com exceção da recolha entre as 20h e as 03h, que será antecipada para o período das 13h às 20h.
“Nos dias 25 e 26 de dezembro não haverá recolha de resíduos, pelo que solicita-se a todos os munícipes que nesses dias não coloquem resíduos na via pública”, conclui.