A Câmara Municipal do Funchal (CMF) está a preparar uma operação especial de limpeza para os festejos de Fim de Ano, com o reforço de meios humanos e logísticos, envolvendo cerca de 120 trabalhadores na manhã de 1 de janeiro.
Os preparativos tiveram início na segunda quinzena de dezembro, com a limpeza dos miradouros do Funchal e zonas envolventes. Já no dia 31 de dezembro, o Departamento de Ambiente da autarquia terá uma equipa de 12 trabalhadores, até às 20h00, a circular pelo centro da cidade para recolha de resíduos abandonados e esvaziamento de papeleiras.
Durante os festejos, a CMF reforça também o número de contentores, com a colocação de 292 recipientes para deposição de resíduos no centro do Funchal e nos miradouros, medida que visa reduzir a deposição indevida de lixo na via pública.
A operação de limpeza do dia 1 de janeiro arranca às 7h00, com equipas distribuídas pelos principais eixos do centro da cidade, incluindo as avenidas Arriaga, do Infante, do Mar, Sá Carneiro e a Zona Velha. Estarão no terreno 20 viaturas, entre auto-varredouras, viaturas de recolha e apoio, procedendo à varredura, recolha de resíduos e desinfeção de pontos críticos.
A autarquia informa ainda que, no dia 1 de janeiro, os trabalhos terão prioridade no centro da cidade, ficando os miradouros e restantes zonas de festejos para os dias seguintes.
Durante a passagem de ano, haverá alterações no funcionamento dos sanitários públicos, bem como ajustes na recolha de resíduos, que no dia 31 será antecipada para o período entre as 13h00 e as 20h00, não havendo recolha no dia 1 de janeiro.
A CMF apela à colaboração de todos para manter o Funchal limpo e acolhedor na entrada no novo ano.