A Câmara Municipal do Funchal (CMF) avançou com uma campanha intitulada ‘Humanidade e Diversidade’, uma iniciativa que pretende “dar rosto e voz à riqueza humana que já habita o Funchal”.
O anúncio foi feito, esta tarde, por Ana Bracamonte, vereadora da CMF com o pelouro da Diáspora e Migrações, na sessão de abertura da Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, promovida no município pela primeira vez.
“Queremos celebrar a pluralidade de origens, línguas, culturas e trajetos que compõem a nossa cidade. Queremos combater o preconceito, com visibilidade. Queremos substituir a indiferença pela escuta e queremos promover a aceitação na base da convivência democrática”, destacou.
Durante a sessão, foi também exibido um vídeo protagonizado por cidadãos migrantes de diferentes nacionalidades — como os Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Polónia, Ucrânia, Itália, Venezuela, Egito, França e Nepal — que atualmente residem no Funchal e aceitaram partilhar um pouco das suas histórias de vida.
Refira-se que a Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento decorre até sexta-feira com diversas atividades.