A Associação Cultural Proeza Altruísta proporcionou a cinco dos seus colaboradores a oportunidade de realizar uma formação internacional na Pixie Academy, em Dalaman, Turquia, no âmbito do Programa Erasmus+ de Educação de Adultos, financiado pela União Europeia. Integrado no projeto aprovado “Proeza melhora a saúde mental”, este curso decorreu de 16 a 22 de novembro, num total de 7 dias de formação intensiva.
Segundo a instituição, a mobilidade teve como principal objetivo desenvolver competências nos participantes na área da saúde mental e da resiliência, “dotando-os de ferramentas práticas para melhor compreender, gerir, e promover o bem-estar psicológico, tanto em contexto pessoal como comunitário.
Ao longo da formação, foram trabalhados temas como gestão do stress, prevenção do burnout, autoconhecimento, empatia, comunicação positiva e estratégias de apoio emocional, sempre com enfoque na realidade da educação de adultos”.
Num segundo momento, os cinco formandos vão replicar e adaptar os conhecimentos adquiridos, dinamizando ações de formação dirigidas à população em geral, informa a associação. “O objetivo é capacitar a comunidade para reconhecer sinais de mal-estar emocional, desenvolver estratégias de autocuidado e fortalecer a resiliência individual e coletiva, contribuindo assim para uma sociedade mais informada, solidária e emocionalmente saudável”.
Desta forma, “o projeto ‘Proeza melhora a saúde mental’ reforça o compromisso da Associação Cultural Proeza Altruísta com a promoção da saúde mental, a inclusão e a aprendizagem ao longo da vida, valorizando o impacto local de experiências de formação internacional”