José dos Milagres de Sousa, de 96 anos, tornou-se “um exemplo” de inspiração ao concluir com sucesso o Curso de Suporte Básico de Vida (SBV), no âmbito da estratégia regional “Todos sabem reanimar!”, promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) e pelo SESARAM, EPERAM.
O curso, de quatro horas, gratuito e certificado, tem como objetivo capacitar a população para intervir corretamente em situações críticas de emergência médica, reforçando a chamada “cadeia de sobrevivência”, em que os primeiros minutos são determinantes para salvar vidas.
Citado em nota emitida pelo SRPC, José dos Milagres destacou não apenas os conhecimentos adquiridos, mas também a interação com colegas e formadores, afirmando que todos acabam “por ser uma família com o mesmo objetivo” e que a formação permite fazer a diferença na vida de alguém, seja na rua, no trabalho ou em casa.
A iniciativa integra a estratégia regional que pretende formar até ao final do ano cerca de 1.700 “cidadãos socorristas” e é organizada em três programas distintos: população em geral, comunidade escolar e serviços públicos. Todas as sessões são ministradas por profissionais de saúde especializados em emergência médica e formadores certificados pelo SRPC, IP-RAM.
O SRPC reforça, na mesma nota, que qualquer interessado pode participar nas sessões gratuitas e certificadas, disponíveis para inscrição através do link oficial da iniciativa.
A formação pretende, acima de tudo, criar uma comunidade mais resiliente e preparada, mostrando que a reanimação cardiopulmonar e outros gestos de socorro estão ao alcance de todos, independentemente da idade.