Miguel Castro, líder parlamentar do Chega Madeira, é um dos deputados da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), que estão a participar nas Jornadas Parlamentares Atlânticas, um Fórum de cooperação que reúne representantes das quatro regiões atlânticas da Macaronésia: Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores.
Estão em discussão temas como a proteção ambiental e a biodiversidade na Macaronésia; a prevenção de riscos e a redução de vulnerabilidades; a transição energética; a gestão do mar, a proteção dos oceanos e a salvaguarda da pesca sustentável e o planeamento e o ordenamento do território.
Miguel Castro, citado em comunicado do partido, considera “fundamental que as regiões atlânticas deixem de ser encaradas como territórios periféricos e passem a afirmar-se como espaços estratégicos, com problemas específicos que exigem respostas próprias e diferenciadas ao nível europeu”.
O Chega Madeira salienta que esta participação “reafirma o compromisso do partido com a defesa intransigente dos interesses da Região Autónoma da Madeira e com a valorização do espaço atlântico no contexto europeu”.