MADEIRA Meteorologia

Chega exige que exista transparência total na alienação do Hospital Nélio Mendonça

Data de publicação
23 Janeiro 2026
16:56

O Chega, em nota de imprensa, manifestou a sua preocupação face às declarações do Presidente do Governo Regional que apontam para a alienação do Hospital Dr. Nélio Mendonça, “com o objetivo de utilizar a verba resultante dessa venda para amortizar encargos associados ao novo Hospital Central e Universitário da Madeira”.

Sobre o caso, Miguel Castro, Presidente da Comissão Política Regional do partido, afirma que trata-se “de um bem público essencial, pago pelos madeirenses” apontando “que não pode ser tratado como um simples ativo financeiro para tapar buracos de má gestão ou opções políticas discutíveis”. O deputado da ALRAM, aponta ainda que “sendo património público, todos os trâmites têm de ser públicos, claros e escrutináveis. Os madeirenses têm o direito de conhecer os estudos, os pareceres, as avaliações e, sobretudo, o destino que se pretende dar a este imóvel”. Qualquer tentativa de conduzir este processo de forma opaca ou acelerada será politicamente irresponsável”.

Na nota enviada à imprensa, o Chega reitera que “caso a alienação venha a concretizar-se ela só pode ocorrer para fins de utilidade pública, preferencialmente ligados à área da saúde, garantindo que o património continua a servir o interesse coletivo”, acrescentando que não irão aceitar que “um hospital público seja transformado em habitação de luxo, hoteis ou mais um negócio imobiliário ao serviço de interesses privados”, não permitindo que “este ativo estratégico acabe nas mãos dos amigos do costume.”

Miguel Castro, aponta por fim, que avance“os madeirenses merecem saber quem compra, para quê comprar e em que condições. O Governo Regional tem a obrigação política e moral de explicar este processo de forma clara e transparente. Tudo o que não seja isso será inaceitáve”, interpondo que o partido continuará atento “na defesa do património público e do direito dos madeirenses a um sistema de saúde verdadeiramente ao serviço da população”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual foi o resultado mais surpreendente da primeira volta das eleições presidenciais na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas