MADEIRA Meteorologia

Chega elogia defesa dos direitos de autor na Madeira

Data de publicação
11 Abril 2025
11:34

O deputado à Assembleia da República e candidato do CHEGA pelo círculo da Madeira, Francisco Gomes, visitou a delegação regional da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) na Madeira, por ocasião das comemorações do centenário daquela instituição. A SPA é a entidade responsável pela gestão e proteção dos direitos de autor em Portugal, assegurando que os criadores e artistas recebem a devida compensação pelo uso e difusão das suas obras.

Durante a visita, o deputado destacou o papel fundamental da SPA na defesa dos direitos de propriedade intelectual, elogiando o trabalho desenvolvido pela sua delegação regional, nomeadamente a forma “competente, profissional e inteligente com que tem promovido a proteção dos autores e a valorização da criação artística na Madeira”.

Francisco Gomes sublinhou que o reconhecimento e a salvaguarda dos direitos dos criadores são uma questão de justiça e uma garantia do futuro da cultura madeirense e portuguesa.

“Proteger os direitos de autor é proteger o mérito, o esforço e a criatividade de quem contribui para a identidade cultural do país. A delegação regional da SPA tem demonstrado um compromisso exemplar com essa missão e a sua liderança merece todo o reconhecimento e elogio”, disse Francisco Gomes.

O deputado aproveitou a ocasião para reafirmar as linhas de atuação do Chega nesta área, que incluem o reforço do combate à pirataria digital, a valorização do trabalho dos criadores portugueses e o incentivo à produção artística nacional. Para Francisco Gomes, garantir que os artistas sejam justamente compensados é também uma forma de garantir que a cultura continua viva, inovadora e economicamente sustentável.

“O Chega acredita numa cultura livre, mas que respeite a propriedade intelectual e valorize o trabalho de quem cria. É preciso assegurar que o talento e a criatividade dos portugueses são defendidos com firmeza. É também o contributo que queremos dar como partido”, conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas