A candidatura do Chega à Câmara Municipal do Funchal realizou uma visita ao Bairro de Santo Amaro, no âmbito da sua campanha autárquica, e constatou uma “realidade preocupante: o bairro vive no esplendor do caos”.
O partido refere que o bairro de Santo Amaro “está degradado, sujo e sem manutenção. A falta de limpeza é evidente e o estado de abandono reflete o desinteresse e a incompetência da atual Câmara Municipal do Funchal, que tem ignorado as necessidades dos moradores e diz, à boca pequena, que a competência de limpeza é da empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM)”.
O partido considera que a “Câmara podia limpar o bairro e mandar a conta para a Investimentos Habitacionais da Madeira”. Além disso, afirma que “a presença de uma mesquita islâmica tem gerado conflitos com a população local, com relatos de falta de respeito por parte de alguns frequentadores para com as jovens mulheres madeirenses que circulam nas imediações”.
O Chega refere que isto soma-se “a presença constante de tráfico de droga e episódios de violência, que colocam em causa a segurança e o bem-estar de todos os residentes”.
“A Câmara Municipal, perante as queixas, lava as mãos da responsabilidade, alegando que a limpeza do bairro é da competência do IHM. Se é assim, o Chega pergunta: porque não limpa a Câmara o bairro e envia a conta ao IHM? O que não pode continuar é este jogo de empurra enquanto os moradores vivem num cenário de degradação. O CHEGA compromete-se: quando chegar à Câmara Municipal do Funchal, vai limpar o bairro de Santo Amaro, vai cuidar do bairro e vai lutar por um bairro melhor — digno dos seus moradores”, remata.