O deputado Francisco Gomes acusou hoje a TAP de ser a principal beneficiária de um sistema de subsídios às passagens aéreas que, na sua opinião, penaliza os madeirenses, transformando-os, na prática, em fiadores do Estado.
Citado em comunicado que deu conta das declarações feitas durante uma audição na Comissão de Infraestruturas e Mobilidade da Assembleia da República, na qual o deputado é coordenador do grupo parlamentar do Chega, Francisco Gomes defendeu que o atual modelo de mobilidade aérea não serve os cidadãos das regiões autónomas, mas sim os interesses instalados, permitindo que a TAP pratique preços elevados enquanto o Estado utiliza o dinheiro dos contribuintes madeirenses para compensar um sistema que classifica de “injusto e desequilibrado”.
Na mesma nota, Francisco Gomes censurou ainda a TAP por nunca ter assumido publicamente uma posição contra a exploração dos madeirenses, apesar de beneficiar diretamente dos milhões pagos pelo Estado em compensações e do contributo económico da vasta diáspora portuguesa, incluindo a madeirense, espalhada pelo mundo.
“A TAP nunca esteve ao lado dos madeirenses! Beneficia de um sistema que os obriga a pagar adiantado viagens caríssimas e a esperar por reembolsos, enquanto a empresa enche os cofres à custa de um modelo que é injusto e criminoso”, afirmou o deputado.
O parlamentar sublinhou que a ligação aérea entre Lisboa e a Madeira se tornou, por opção estratégica da companhia, uma das rotas mais caras da TAP a nível mundial, situação que considera inaceitável num território ultraperiférico onde a mobilidade não é um luxo, mas uma necessidade estrutural.
“A TAP transformou a rota Lisboa–Madeira num negócio altamente lucrativo à custa dos madeirenses. Em vez de assumir responsabilidades sociais, prefere explorar uma região que não tem alternativa ao transporte aéreo!”, acrescentou.
Para o deputado, a ausência de uma posição crítica da TAP face ao atual modelo comprova que a empresa está confortável num sistema que transfere o risco para os cidadãos, enquanto assegura receitas garantidas.