A visita à Madeira do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general João Cartaxo Alves, marca a agenda desta terça-feira no arquipélago.
Confira alguns dos acontecimentos que marcarm este 17 de março de 2026:
- Os trabalhos parlamentares arrancam às 9h00, na Assembleia Legislativa da Madeira. Na ordem de trabalhos constam 8 pontos para apreciação na generalidade.
- Das 9h00 às12h30, no Museu Casa da Luz – Funchal, tem lugar a conferência de Cibersegurança: ‘Des M/NIS2 Tificar - Gestão de Risco, Conformidade e Resiliência Operacional’.
- No Dia Mundial do Serviço Social, Paula Margarido preside ao encontro: ‘Coesão Social e Intervenção em Rede’, às 9h30, auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira.
- No Centro Cultural e de Investigação do Funchal, às 9h30, ocorre a sessão de abertura do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos das Comunidades Portuguesas.
- O auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes acolhe, às 10h00, a iniciativa do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), subordinada ao tema ‘Ética e cultura de integridade nas escolas da Região Autónoma da Madeira’.
- Às 10h30, no auditório do Departamento de investigação criminal da Madeira da Polícia Judiciária, o Representante profere uma conferência aos auditores do Curso de Defesa Nacional, do Instituto de Defesa Nacional, subordinada ao tema: ‘O Representante da República: entre a unidade do Estado e a autonomia das Regiões Autónomas’.
- Na Assembleia Legislativa da Madeira, às 11h00, ocorre a Conferência dos Representantes dos Partidos.
- No Madeira Tecnopolo, às 11h00, realiza-se a conferência de imprensa de apresentação da edição do Mercado de Automóveis Usados.
- No Colégio dos Jesuítas, pelas 12h30, a sessão de encerramento do Seminário ‘Campos de Férias’, promovido pela Direção Regional de Juventude.
- Os deputados da 3.ª Comissão Especializada Permanente do Ambiente, Clima e Recursos Naturais, reúnem pelas 13h00, na Assembleia da Madeira.
- Pelas 15h00, o Representante recebe no Palácio de São Lourenço, em audiência, o presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção, Juiz Conselheiro, José Mouraz Lopes.
- No salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, às 15h00, a Presidente da Assembleia Legislativa recebe uma comitiva do IDN, nomeadamente o Presidente do
Curso de Defesa Nacional, Coronel João Barbas. Após este momento, Rubina Leal profere uma preleção aos 45 auditores que estão de visita à RAM.
- Na Ribeira Brava, no Museu Etnográfico da Madeira, às 16h30, acontece o lançamento do livro ‘Cantaria Mole. A Obra’.
- Às 18h00, o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General João Cartaxo Alves, é recebido pela Presidente da Assembleia Legislativa, em audiência.
- Na sala de sessões da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, às 19h20, o padre João Gonçalves apresenta a obra De profundis: pensar e acreditar depois de Auschwitz. A atividade articula-se com o projeto ‘Para Nunca Esquecer’.
- Pelas 19h30, no Palácio de São Lourenço, o Representante da República para a Região recebe o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General João Cartaxo Alves.