Cerca de três dezenas de crianças de São Martinho, que se encontram a participar no ATL organizado pela Junta de Freguesia local, visitaram, esta segunda-feira, a Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM).
A visita dos mais novos ao parlamento madeirense foi guiada pela deputada Rubina Leal, tendo as crianças conhecido todos os espaços onde os deputados desenvolvem a sua atividade parlamentar.
Marco Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, relevou o facto de o programa de atividades dos ATL prever uma dimensão lúdica, formativa e de atividade física. Foi precisamente por esse motivo que aquele órgão de poder local decidiu inserir esta visita no seu plano, tendo como desígnio educar os mais novos para a cidadania e valores democráticos, sensibilizando e estimulando para a participação cívica e política.
"A Assembleia Legislativa da Madeira é o órgão máximo da Autonomia e é fundamental que as nossas crianças saibam o que é, como funciona, para que de futuro possam ser mulheres e homens mais conscientes, participativos e interventivos, na defesa da nossa autonomia política", afirmou o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho.
De acordo com o autarca, este tipo de atividades são para manter, uma vez que, paralelamente, também aproximam as crianças aos decisores políticos, "o que é fundamental para a valorização da atividade política".
Bruna Nóbrega