O Centro de Atendimento e de Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade da Associação de Inclusão Social Os Especiais acompanha atualmente cerca de 500 pessoas, abrangendo um universo de 207 famílias.
Estes números foram avançados durante uma visita da secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, da vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social da Madeira, Mara Rodrigues, e da diretora do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Ana Sousa.
De acordo com um comunicado do gabinete de Paula Margarido, esta reuniu-se com a direção da associação e contactou diretamente com alguns dos utentes, numa visita marcada pela escuta ativa e pela valorização das respostas que a instituição oferece à comunidade de Santo António e a toda a Região.
A secretária consider a“fundamental para o Governo Regional conhecer de perto a realidade e o trabalho das instituições parceiras, como Os Especiais, mas também ouvir os utentes, compreender as suas necessidades e perceber o impacto que este apoio tem nas suas vidas”.
Para além da gestão do Centro de Atendimento, que garante acompanhamento especializado e reabilitação social, a Associação de Inclusão Social ‘Os Especiais’ tem como missão promover a integração social e laboral das pessoas com necessidades especiais, reforçar a sua autonomia e bem-estar e apoiar de forma contínua as suas famílias.