O Centro Interpretativo Ecos Machico (CIEM), localizado no antigo Mercado Municipal, assinala amanhã o seu segundo aniversário, com uma acção pública destinada aos jovens, uma 'Caça ao Ecossítio', atividade através da qual poderão testar os seus conhecimentos sobre a história e os valores naturais dos ecossítios do município.
A organização dá conta que, atualmente, já são 40 os Ecossítios identificados com interesse para a preservação da geodiversidade, biodiversidade, história e cultura, cujo conteúdo científico já foi amplamente divulgado em ações de sensibilização, formação e visitas participativas.
Ademais, neste segundo ano, ao abrigo do projeto Ecos Machico, "o CIEM registou cerca de 6000 participantes, em 76 ações, seja em distribuição de material informativo, em visitas interpretativas a vários Ecossítios das várias freguesias, o lançamento e leitura do Conto Infantil ou as ações de sensibilização através do jogo de tabuleiro 'Voltinhas', distribuídos gratuitamente pelas escolas do concelho. Durante este ano, também teve lugar a 1ª edição da Conferência Ecos Machico, uma formação acreditada para docentes e a produção de documentários '1 minuto Ecos Machico', ainda em fase de apresentação, no âmbito da sustentabilidade territorial", conforme pode ler-se em comunicado enviado às redações.
O Ecos Machico é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Machico e Associação Insular de Geografia, desde janeiro de 2021.
Mónica Rodrigues