MADEIRA Meteorologia

Centro de dia para tratamento e reinserção de toxicodependentes será discutido no Parlamento madeirense

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Fevereiro 2021
12:31

Através de uma nota enviada à redação, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira deu conta de que Comissão de Saúde e Assuntos Sociais deu parecer favorável, para debate em plenário, a um Projeto de Resolução, do PS, que "recomenda a criação de um Centro de atendimento e orientação de pessoas com dependência de substâncias aditivas - Centro de Dia.

Segundo Élvio Jesus, presidente da comissão, o diploma "surge na sequência das três audições que se realizaram sobre esta temática na Assembleia Regional".

A proposta do PS é a de criar um centro de dia, que já existiu no passado, "que concentre, concomitantemente, unidades de tratamento e reinserção social dos utentes, privilegiando, sempre que possível, a cooperação com outras entidades públicas, nomeadamente Câmaras Municipais ou com entidades particulares, a fim de se alcançar uma resposta concertada aos problemas advenientes do consumo de substâncias aditivas por parte da população".

"Perante o encerramento do Centro de Saúde de Santiago, por falta de condições de funcionamento, criou-se um vazio em termos de serviços públicos regionais para o tratamento e reinserção dos toxicodependentes na Região Autónoma da Madeira", justifica o diploma.

Foi ainda remetido à Assembleia da República, o projeto de Proposta de Lei do PSD e CDS, que pretende a "Inclusão das Novas Substâncias Psicoativas na Lei de Combate à Droga" para votação final global.

Os deputados, reunidos por videoconferência, deram também parecer positivo, por unanimidade, a pedido da Assembleia da República, ao Projeto de Lei n.º 645/XIV/2.ª (do PCP) para o "Reforço dos direitos de maternidade e de paternidade" e foram aprovadas, por unanimidade, duas redações finais do Decreto que "Procede à primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 11/2010/M, 25 de junho, que adapta à Região Autónoma da Madeira o Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, na sua redação atual, que estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios", e da Resolução que "Recomenda ao Governo Regional a transformação do edifício desativado em São Jorge, Escola 2.º e 3.º Ciclo Cardeal D. Teodósio de Gouveia, em estrutura residencial para idosos ou em unidade de apoio integrado de internamento de longa duração".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas