MADEIRA Meteorologia

Centro de Juventude do Porto Moniz terminou 2025 com ocupação em forte crescimento

Data de publicação
18 Janeiro 2026
12:49

A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude esteve no Porto Moniz, onde avaliou o terreno as políticas e respostas sociais desenvolvidas nas áreas que tutela.

Os dados apresentados por Paula Margarido apontam para sinais “muito positivos”. “A aposta no Centro de Juventude do Porto Moniz está a traduzir-se num aumento consistente da procura e numa melhoria clara da taxa de ocupação. O espaço é gerido pela Direção Regional de Juventude, liderada por André Alves, que também acompanhou a visita”, explicou a governante.

Segundo a secretária regional, “a taxa de ocupação por quarto, que em 2023 se fixava nos 57,54%, atingiu 70,70% em 2025. São indicadores que reforçam o papel estratégico do Centro na promoção da mobilidade juvenil”, sublinhou.

“Este crescimento representa mais 502 dormidas em apenas dois anos: de 2.040 em 2023 para 2.542 em 2025”, frisou.

O Centro de Juventude do Porto Moniz foi inaugurado pelo Governo Regional em 1999. Atualmente está localizado no centro da vila com capacidade para 20 camas, distribuídas por cinco quartos, além de espaços de convívio e áreas destinadas a atividades.

“Consideramos fundamental combater o envelhecimento demográfico através de infraestruturas que atraiam jovens. Neste contexto, os Centros de Juventude assumem particular importância nos concelhos periféricos, onde os índices de desertificação são mais elevados. Estes indicadores de crescimento são uma motivação extra para continuarmos a apostar nos Centros de Juventude”, concluiu Paula Margarido.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a suspensão da exigência de situação contributiva regularizada para acesso ao Subsídio Social de Mobilidade?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas