MADEIRA Meteorologia

Centro de Estudos de Arqueologia realiza limpeza subaquática ao naufrágio do navio Prompt

Data de publicação
29 Agosto 2025
12:07

O projeto ecoRoute, representado na Madeira pelo CEAM - Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea, irá realizar uma limpeza subaquática ao naufrágio do navio Prompt.

A primeira ação de limpeza subaquática a realizar será a do Prompt, no dia 31 de agosto, domingo, pelas 10h00.

Devido às condições especiais do local de mergulho e ao trabalho a realizar, com a condicionante da segurança em atenção, esta limpeza realizar-se-á com um número reduzido de mergulhadores, apoiado pelo centro de mergulho FocusNatura, a Associação Oceânica e a Associação Regional de Canoagem da Madeira.

No entanto, o projeto ecoRoute, através do CEAM e dos parceiros locais, tem uma série de outras atividades já agendadas, nomeadamente: - Limpeza da Praia do Toco, no dia 26 de setembro, pelas 10h00 (Dia Mundial do Mar); - Limpeza Subaquática da Praia do Forte de São Tiago, no dia 27 de setembro, pelas 10h00 (Dia Mundial do Turismo).

O naufrágio do Prompt, como era localmente conhecido, encontra-se localizado a cerca de 320 metros a Sul da Pontinha, mais precisamente da Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição do Ilhéu, numa zona de fundeadouro da cidade do Funchal.

O Prompt foi construído em 1895 pela William Dobson & Co., em Newcastle, na margem do Rio Tyne.

A sua estrutura era em aço e possuía cerca de 30,6 metros de comprimento, 6,4 metros de boca e 2,2 metros de calado. O motor era constituído por 3 cilindros, que debitavam 35 potência de rotor.

O Prompt operou inicialmente no Porto de Londres, em 1899 passou para porto de Hamburgo e em 1901 transitando para as Canárias, onde trabalhou para a Compañia de Explotacion y Salvamento de Las Palmas, sendo o único navio a vapor da frota até 1907.

Durante este ano mudou-se para Santa Cruz, em Tenerife. Chegou à Madeira entre 1913 e 1914. Trabalhou sobretudo como navio de cabotagem, sendo um importante testemunho, da forma de comunicação e transporte que acontecia entre localidades à volta da ilha, através do mar até 1920.

Nesse ano, regressou às Canárias, onde foi submetido a reparações de fundo, entre as quais a substituição integral do casco. Nesta altura, notaram-se defeitos técnicos no navio que não permitiam que navegasse a mais de 5 nós, sendo então convertido em fragata de água. No dia 18 de abril de 1929, pelas 17h30, o Prompt afundou enquanto permanecia fundeado próximo do Ilhéu do Forte de São José.

Segundo o relato, estaria com o tanque cheio de água doce, cerca de 200 toneladas, com destino á ilha do Porto Santo, quando aconteceu uma rotura no casco pela zona do tanque, permitindo a entrada de água O projeto ecoRoute pretende conceber e implementar uma abordagem multidimensional e integrada que promove a oferta inteligente de Turismo Subaquático, Cultural e de Natureza (UCNT) nas regiões ultraperiféricas dos Açores, da Martinica e da Madeira, permitindo a sua transformação em destinos UCNT inteligentes, com um novo enfoque ecológico que se baseia nos recursos naturais e culturais, diversificando e desenvolvendo de serviços UCNT inteligentes para benefício dos residentes e visitantes.

O projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (EMFAF-2023-PIA-FLAGSHIP-5-OR), envolve 9 parceiros de vários países nomeadamente, a Atlantis Symvouleftiki Anonymi Etaireia Atlantis Consulting Sa (ATL), e Enalies Technolo-Gies Ike (ETEC), na Grécia; a Universite D’aix Marseille (AMU), na França, no arquipélago da Martinica, o Deep Turtle Plongee (DTP) e a Association Archeologie Petites Antilles (AAPA); a Universidade Nova de Lisboa (UNL), no arquipélago dos Açores, o Observatório do Mar dos Açores (OMA) e a Associação de Turismo Sustentável do Faial (ATSF) e no arquipélago da Madeira o Centro de Estudos de Arqueologia Modernae Contemporânea (CEAM). Este projeto tem por objetivo criar sinergias e novas políticas de gestão integrada do Património Cultural e Natural subaquático, em simbiose.

A preservação do património subaquático e a gestão ambiental das nossas águas são responsabilidades coletivas, pelo que este projeto conta com uma série de parceiros locais, nas várias iniciativas que pretende promover.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas