A Secção da Madeira da Associação Nacional de Professores apresentou, hoje, a conferência ‘Inteligência Emocional: O Caminho para o Sucesso e Bem-Estar’, reunindo mais de 100 educadores e professores na Escola Básica 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia, no Funchal.
Verónica Faria foi a oradora convidada da conferência e destacou a importância da inteligência emocional na educação, abordando estratégias para desenvolver o autoconhecimento, a empatia e a gestão das emoções no ambiente escolar. Foram discutidas práticas e ferramentas essenciais para promover o bem-estar dos alunos e educadores, reforçando o papel da inteligência emocional no sucesso académico e na construção de relações saudáveis dentro e fora da escola.
“O evento foi muito bem recebido pelos participantes, que saíram motivados a aplicar os conhecimentos adquiridos no seu dia a dia profissional e pessoal. Muitos destacaram a relevância do tema para o contexto escolar atual, onde a gestão emocional desempenha um papel crucial na formação integral dos alunos”, diz uma nota da Secção da Associação em causa.
O presidente da ANP Madeira, Luís Alves, enfatizou que esta conferência representou uma mais-valia para os docentes presentes, pois tiveram a oportunidade de ouvir uma especialista na área e expandir os seus conhecimentos. Salientou ainda que a inteligência emocional é um tema cada vez mais pertinente, visto que faz parte do quotidiano de um professor tanto no contexto escolar quanto na sua vida pessoal.