MADEIRA Meteorologia

CEAM celebra 20 anos de investigação arqueológica

Data de publicação
17 Janeiro 2024
18:40

O Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea - Associação CEAM celebra o 20.º aniversário no próximo dia 23, no T1 do Barreirinha Bar Café, no Largo do Socorro.

Na ocasião, será feita a apresentação pública de alguns projetos dinamizados pelo CEAM.

“Em 20 anos, o CEAM foi responsável e participou em mais de duas dezenas de projetos de investigação arqueológica na Madeira, nos Açores e em Portugal Continental, e organizou diversos eventos científicos que juntaram especialistas dedicados à Arqueologia, Arquitetura, História, Geografia e Antropologia e outras ciências. É ainda da responsabilidade da associação a produção e edição da revista AMC – Arqueologia Moderna e Contemporânea, a única publicação periódica da especialidade dedicada à apresentação de estudos e trabalhos destes períodos históricos. Esta revista conta já com dois números lançados e o terceiro será apresentado ainda no decorrer deste ano”, refere o CEAM em comunicado.

A associação aniversariante lembra o investimento feito, ao longo do tempo, “na formação de uma equipa multidisciplinar e qualificada, composta por mestrandos, doutorandos e profissionais de outras áreas, capaz de responder aos atuais desafios do setor cultural e patrimonial da Região”.

“Tem participado ativamente em diversos projetos europeus e regionais, na vertente da Arqueologia Subaquática, através do desenvolvimento de rotas arqueológicas subaquáticas na Madeira a partir do levantamento de alguns naufrágios registados ao largo da costa da Madeira. Colabora ainda em projetos de análise comparativa de componentes químicos e mineralógicos dos vestígios materiais arqueológicos detetados nas intervenções realizadas pelo CEAM com outros locais, nomeadamente em Espanha, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Brasil”, é referido também.

A CEAM recorda ainda que desde 2016, a equipa técnica dedicada à investigação em Arqueologia Urbana, “participou em várias intervenções arqueológicas de salvaguarda e minimização de impactos sobre o património em contexto de obra nos centros históricos do Funchal e Machico, desenvolvendo soluções sustentáveis e equilibradas com o crescimento atual da cidade, preservando a história e identidade cultural local”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas