A candidatura da CDU à Câmara Municipal de Santa Cruz defendeu a necessidade de reforçar as políticas locais de mobilidade e prevenção de incêndios, sublinhando que “a população precisa de mais CDU para lutar por uma vida melhor”. A mensagem foi transmitida durante uma ação de campanha na freguesia da Camacha, com destaque para a visita ao Rochão.
O cabeça de lista da CDU à autarquia, Énio Martins, alertou para as dificuldades que o concelho tem enfrentado ao longo dos anos no combate a incêndios florestais, sobretudo devido à falta de acessos adequados. “Não podemos esquecer que a mobilidade garante que os bombeiros e equipamentos cheguem a locais de incêndio o mais rápido possível, acessem terrenos difíceis e executem operações de forma eficiente, seja pelo rápido deslocamento para o local, pela capacidade de manobra em terrenos acidentados, o que é vital para a contenção da propagação e para a proteção de vidas e bens”, afirmou.
Segundo o candidato, é prioritário investir não apenas na organização dos terrenos, mas também na manutenção de estradas e caminhos com faixas de segurança. “Em caso de evacuação, a mobilidade adequada ajuda a preservar vidas, priorizando a saída para locais seguros e não prejudicando as ações de combate ao fogo”, frisou.
Énio Martins acrescentou que a CDU defende um planeamento antecipado que permita reforçar a prevenção e a capacidade de resposta, tanto em áreas florestais como urbanas. “Para que essa prevenção resulte, é essencial investir nas acessibilidades locais, melhorar as vias existentes no sentido de criar condições para a circulação das viaturas de socorro e combate a incêndios, assim como alargar a rede de bocas-de-incêndio existente. As pessoas, as populações, não podem ficar entregues à sua sorte sem serem apoiadas ou defendidas simplesmente porque os acessos são desadequados à rápida circulação dos meios de combate aos incêndios”, salientou.
Énio Martins reafirmou o compromisso da CDU com a segurança da população de Santa Cruz. “A CDU reafirma o seu compromisso com a população de Santa Cruz: um concelho mais seguro, e com políticas que colocam a vida das pessoas, os seus bens e haveres em primeiro lugar”, concluiu o candidato.