MADEIRA Meteorologia

CDU leva moradores de seis zonas do Funchal à Câmara Municipal para exigir melhores acessibilidades

Data de publicação
30 Abril 2026
12:25

A CDU acompanhou hoje vários grupos de moradores do concelho do Funchal à reunião pública da Câmara Municipal do Funchal, com o objetivo de dar voz às suas reivindicações e exigir soluções concretas para problemas que afetam o seu quotidiano.

À entrada da reunião, o dirigente da CDU Ricardo Lume explicou que, “apesar de provenientes de diferentes localidades, os moradores partilham preocupações comuns”.

“As populações enfrentam diariamente sérias dificuldades ao nível das acessibilidades, tanto rodoviárias como pedonais. Persistem problemas como vias degradadas ou encerradas, inexistência ou mau estado de rampas para pessoas com mobilidade reduzida e a ausência de alternativas rodoviárias há muito prometidas, mas que continuam por concretizar. Em muitos casos, a situação é particularmente grave, chegando a dificultar o acesso de viaturas de emergência, como ambulâncias”.

A CDU denuncia que, “apesar de cumprirem as suas obrigações fiscais, nomeadamente através do pagamento de impostos como o IMI, estas populações continuam sem resposta por parte da autarquia. Passados seis meses de mandato, o partido considera ser tempo de confrontar o executivo municipal com estas realidades, sublinhando que o problema não reside na falta de recursos, mas nas prioridades políticas”. Como exemplo, a CDU aponta “o recente anúncio de um investimento de cerca de 6 milhões de euros na recuperação de um edifício no Campo da Barca, verba que, na sua perspetiva, poderia ser canalizada para resolver muitos dos problemas apresentados pelas populações”.

A presença dos moradores na reunião pública insere-se no exercício do direito à participação democrática, sendo este um espaço que a CDU considera fundamental “para exigir respostas, confrontar os decisores e cobrar o cumprimento de promessas”.

O partido reafirma “o seu compromisso de continuar ao lado das populações na defesa de melhores condições de vida para quem vive e trabalha no concelho do Funchal”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que representa o regresso do Marítimo à Primeira Liga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas