MADEIRA Meteorologia

CDU com projeto para revitalizar litoral de Santa Cruz

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
01 Outubro 2025
15:39

A CDU realizou hoje uma iniciativa no Porto Novo, em Santa Cruz, onde o candidato à Câmara, Énio Martins, teceu duras críticas ao ‘abandono do litoral’ daquele concelho.

“O litoral de Santa Cruz tem vindo a ser vítima da incúria, da incompetência, do desleixo, da subserviência a interesses económicos, da falta de vontade e determinação política em contrariar este rumo de destruição”, criticou o candidato.

De acordo com Énio Martins, “não é admissível e é a todos os títulos condenável a situação que se verifica, por exemplo, na zona do Porto Novo. Uma autêntica “zona cinzenta”, uma “zona de guerra” onde proliferam os esqueletos das antigas instalações da COFACO, da fábrica de conservas do Porto Novo, da Somagel, Sociedade de Pescas, Conservas e Congelação da Madeira e do entreposto frigorífico.

O próprio Forte “encontra-se ao abandono constituindo mais um golpe negativo na paisagem de um local que está completamente ao abandono, ao “deus dará”, num estado vergonhoso e indecente”.

Segundo Énio Martins, “não é admissível o estado de degradação, de perigo, de insegurança que se verifica nesta área do litoral que deveria ser requalificada e preservada para as atuais e vindouras gerações”.

“A Câmara Municipal de Santa Cruz, o JPP, partido que tem governado o Município nos últimos anos, não podem lavar as mãos e assobiar para o lado. Cabe ao Município intervir na defesa do litoral do concelho, na preservação das suas qualidades naturais e ambientais”, sublinhou.

A candidatura da CDU ao Município de Santa Cruz defende que “há que tomar a dianteira e exigir que sejam tomadas medidas para concretizar um projeto de defesa do interesse público para esta área, que seja capaz de revitalizar este espaço, criando, por exemplo, uma área de lazer e balnear ao serviço das populações. Tal solução poderia muito bem constituir um estímulo socioeconómico através da atratividade dos locais e de turistas, proporcionando a criação de emprego e mais-valia económica para o concelho e a própria Região”

Como afirmou Énio Martins, “há muito que a CDU defende a necessidade, a importância de serem tomadas medidas para valorizar e proteger o litoral de Santa Cruz. Um litoral que tem sido alvo de atentados ambientais, da gula de interesses privados e de grandes interesses económicos, de progressivo abandono e desleixo por parte de entidades municipais e regionais”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas