A deputada Sara Madalena do CDS-PP, apresentou esta manhã, em conferência de imprensa, o Projeto de Resolução do partido intitulado: ‘Recomenda ao Governo Regional, na prossecução do contrato de concessão da VR1 e Vias-Expresso, a instalação de barras protetoras em toda a extensão dos rails separadores e laterais’.
Segundo a parlamentar, a proposta visa aumentar a segurança rodoviária, especialmente para motociclistas, através da instalação de guardas protetoras horizontais com proteção específica nos rails separadores e laterais da VR1 e das vias-expresso, prevenindo acidentes graves e amputações.
Sara Madalena explicou que, atualmente, quando um motociclo se despista e colide com os rails, a altura e os prumos verticais não oferecem proteção adequada, resultando frequentemente em danos graves ou fatais para o condutor. A resolução recomenda ainda a instalação de placas curvas ou planas na parte superior dos rails, de forma a distribuir a força do impacto e reduzir o risco de lesões por contacto com arestas vivas.
“Não podemos ficar de braços cruzados perante o número de acidentes, sobretudo de motociclistas. Esta é uma situação que deve e pode ser alterada para evitar mais tragédias humanas nas nossas estradas”, sublinhou a deputada.
Sobre a fiscalização dos motociclistas, Sara Madalena reforçou que esta é competência exclusiva da Polícia de Segurança Pública, não cabendo ao Governo Regional, à Assembleia Legislativa ou às concessionárias a responsabilidade de fiscalização.
O projeto do CDS-PP deu entrada na Assembleia Legislativa da Madeira no dia 21 de novembro e será apreciado na 4.ª comissão especializada, antes de ser debatido em plenário.