MADEIRA Meteorologia

CDS pede medicamentos comparticipados para antigos combatentes da Região

Data de publicação
08 Janeiro 2025
15:29

O CDS-PP Madeira solicitou, hoje, ao Governo Regional que aplique com rapidez a lei que comparticipa em 50 por cento, este ano, os medicamentos dos antigos combatentes da Região e em 100 por cento no próximo ano.

“Este benefício, inteiramente justo, já está a ser aplicado no continente, mas não na nossa Região”, alertam os centristas, explicando que esta se trata de uma “antiga e justa aspiração dos antigos combatentes que veio a ser posta em prática pelo Ministro da Defesa e líder do CDS, Nuno Melo.”

Na Madeira, refere o partido, falta apenas a portaria do Governo Regional para materializar esta comparticipação nas farmácias.

“A Portaria n.º 372-C/2024, de 31 de dezembro, que estabelece as condições de acesso dos antigos combatentes aos benefícios adicionais de saúde previstos no artigo 16.º-A do Estatuto do Antigo Combatente, prevê que a aplicação desta lei às Regiões Autónomas é da responsabilidade dos Governos Regionais (Artigo 12.º da referida Portaria).”

Em nota de imprensa, o CDS pede celeridade ao Governo para que os cerca três mil antigos combatentes da Madeira e do Porto Santo possam usufruir deste “justo benefício.”

“Calcula-se que a medida possa abranger cerca de 300 mil ex-combatentes no todo nacional”, acrescenta o CDS, que escreve ainda que esta medida que “dignifica e faz justiça a quem combateu por Portugal”, já abrangeu 10 mil receitas desde o início do ano.

O CDS solicita celeridade ao Governo Regional para que “não haja discriminação e exista justiça entre os antigos combatentes”, conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas