MADEIRA Meteorologia

Casa de São João de Deus terá uma unidade de cuidados continuados em saúde mental

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Março 2023
18:04

Em 2024, será construída a nova unidade de cuidados continuados em saúde mental da Casa de São João de Deus que terá capacidade para 40 camas dividas por 20 quartos, um investimento de cerca de 3 milhões e meio de euros que conta com verbas do PRR. O anúncio foi feito, esta manhã, por Eduardo Lemos, diretor da instituição, na solenidade de S. João de Deus e dos 100 anos do início da missão da instituição.

"Vamos ter uma unidade com 40 camas de cuidados continuados para os doentes que chegam para se tratar da doença mental aguda e que, dada a sua situação clínica e social, precisam de dar continuidade durante um tempo até adquirirem as competências necessárias para voltarem a se inserir na comunidade", explicou.

Presente no evento, Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, destacou a importância de retirar os cuidados continuados do circuito hospitalar.

"O custo associado aos cuidados continuados nas unidades hospitalares é superior a 300 euros por dia e é incomportável e uma das formas que nós temos para garantir melhores condições a esses concidadãos, mas também no sentido de não desperdiçar o dinheiro do contribuinte", notou.

Desafios das novas drogas

Por seu turno, José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, alertou para os perigos e os desafios das novas drogas. "Temos que continuar este trabalho até porque há novos desafios, designadamente na área das toxicodependências", disse. "Todos estarão à altura do desafio que a sociedade lança, que é estarem junto com o sistema de regional de saúde e vencer este problema grave da nossa sociedade que provoca tantas sequelas nas nossas famílias", concluiu.

A Casa de Saúde São João de Deus, recorde-se, tem, presentemente, 322 doentes internados, entre os quais 30 utentes a fazer o programa do tratamento álcool, e 20 estão a ser acompanhados devido às novas drogas, nomeadamente o ‘bloom’.

Esta instituição, com 200 colaboradores, acolhe para tratamento especializado todos os utentes enviados pelo Serviço Regional de Saúde e não há lista de espera para qualquer programa em execução.

A missa solene, que assinalou os 100 anos de presença da Casa São João de Deus na Madeira, foi presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a postura dos partidos durante a campanha?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas