A Casa do Povo de São Roque do Faial prestou uma homenagem ao seu fundador, José de Nóbrega Dória, que nasceu naquela mesma freguesia, a 9 de agosto de 1957.
“Desde sedo começou a participar ativamente na comunidade que o viu nascer. Faz questão de afirmar, com orgulho, que em 1966, com 9 anos de idade, foi o primeiro rapaz a fazer de ‘Anjo’ na Missa do Galo na Paróquia de São Roque do Faial. Terminou o curso de professor de Magistério Primário em 1978, tendo tirado a Licenciatura no ano 2000 na Universidade da Madeira. Foi professor durante 46 anos, sendo que exerceu 45 anos em São Roque do Faial. Durante 38 anos foi diretor da Escola de São Roque do Faial. Primeiro na Achada do Cedro Gordo, depois no Chão do Cedro Gordo e, por fim, nos Terreiros. Durante 14 anos foi presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Faial. Sendo na altura um dos mais jovens a exercer o cargo em Portugal. Durante três anos exerceu o cargo de Presidente da Delegação da Casa do Povo de Santana em São Roque do Faial”, descreve a Casa do Povo.
Além do mais, aquele que foi primeiro presidente da fireção da Casa do Povo de São Roque do Faial, cargo que desempenhou durante 9 anos, é o sócio número 1 desta instituição.
A 22 de setembro de 1991, fundou o Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial. Foi membro do Grupo Coral e da ‘Tunacedros’ da Casa do Povo durante vários anos. É o autor da letra do Hino da Freguesia de São Roque do Faial.
A direção da Casa do Povo de São Roque do Faial, na sua reunião de 12 de janeiro de 2026, decidiu homenagear Nóbrega Dória, pelo seu trabalho em prol da freguesia nas últimas décadas.