MADEIRA Meteorologia

Casa da Moeda diz que não avaliou diamante encontrado na Câmara do Funchal

Data de publicação
08 Fevereiro 2024
15:56

A Casa da Moeda disse hoje que não avaliou um “suposto diamante” encontrado na Presidência da Câmara do Funchal e precisou que apenas certifica a autenticidade e a legalidade de metais preciosos.

O esclarecimento da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) surge após ter sido avançado na comunicação social que o diamante encontrado no gabinete do ex-autarca e arguido Pedro Calado é verdadeiro e que, segundo uma avaliação da INCM, valeria 50 mil euros.

A Casa da Moeda indica que “não foi solicitada nenhuma avaliação de diamantes à INCM, nem de quaisquer pedras preciosas ou materiais gemológicos”.

Além disso, explica que “esse tipo de avaliação não faz parte das competências e atribuições da Unidade de Contrastaria da INCM, onde apenas se certificam metais preciosos, no que toca à sua autenticidade e toque legal, mediante perícias e ensaios laboratoriais rigorosos”.

“A INCM jamais atribui qualquer valor financeiro ou monetário às peças que avalia, tendo em conta que esse valor é subjetivo e pode depender de vários fatores, como o trabalho artístico, a antiguidade ou o valor histórico, entre outros”, acrescenta.

Segundo a Casa da Moeda, os profissionais habilitados para fazer a avaliação de pedras preciosas ou materiais gemológicos são os “avaliadores de artigos com metais preciosos e materiais gemológicos ou ainda, no caso dos diamantes, os peritos-classificadores-avaliadores de diamantes em bruto, que são apenas titulados pela INCM para o exercício independente da sua atividade”, conforme o que está previsto na lei.

A pedra preciosa terá sido encontrada no gabinete do ex-presidente da Câmara do Funchal Pedro Calado na sequência das buscas que a Polícia Judiciária (PJ) realizou numa investigação por suspeitas de corrupção na Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas