A Capitania do Porto do Funchal atualizou os avisos de agitação marítima forte, vento forte e visibilidade reduzida para o arquipélago da Madeira, em vigor até às 06h00 de quinta-feira, 13 de novembro.
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se vento de sudoeste fresco a muito fresco (30 a 50 km/h), por vezes forte (51 a 61 km/h), que deverá rodar para oeste/sudoeste e manter-se intenso a partir do final do dia. A visibilidade será moderada a fraca, podendo tornar-se temporariamente má, e melhorar durante a manhã.
A ondulação será de oeste/noroeste entre 3 e 4 metros na costa norte, aumentando para 4 a 4,5 metros, e de oeste/sudoeste entre 3 e 4 metros na costa sul, também com aumento previsto no final do período, embora mais baixa (2,5 a 3 metros) na zona leste.
A Capitania recomenda redobrar cuidados no mar e em zonas costeiras, nomeadamente reforçar a amarração das embarcações, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à rebentação e abster-se de pescar junto a falésias e arribas, devido ao risco acrescido de serem surpreendidos por ondas.