A Capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de vento muito forte para a orla costeira do arquipélago da Madeira, indicando que se mantém em vigor até às 06:00 de amanhã.
O aviso, com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), indica que o vento será moderado a muito fresco (20-50km/h), sendo fraco a bonançoso (7-19km/h) na parte mais SE, aumentando para forte a muito forte (51-74km/h) na parte mais NW durante a noite.
A visibilidade será boa a moderada, por vezes fraca. Quanto ao mar, a costa norte vai registar ondas entre 1,5 a 2 m e a costa Sul entre 3 a 3,5m, passando entre 3,5 a 4,5m durante a noite.
A Capitania recomenda a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
Eis os cuidados: “Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda; não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.