A Capitania do Porto do Funchal informa ter sido recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 18h00 de 18 de fevereiro, referente ao Arquipélago da Madeira
Vento: SW muito fresco (41-50km/h) a forte (52-62km/h), rodando para NW durante a noite, tornando-se fresco (52-62km/h) a muito fresco a partir do meio da manhã.
Visibilidade: Fraca a má, tornando-se boa a moderada durante a noite.
Ondulação:
- Costa Norte: Ondas W/SW 3 a 4 M, passando a ondas NW 4 a 5,5 M durante a noite.
- Costa Sul: Ondas W/SW 2 a 3 M, aumentando para 4 a 5 M na parte W durante a noite.
É recomendada a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.