Está de volta a Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A 12ª edição desta iniciativa arranca hoje e decorre até 20 de dezembro, em cerca de 500 farmácias aderentes em todo o país. Todos os cidadãos são convidados a doar o troco das suas compras numa farmácia aderente a esta Campanha ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. 100% dos donativos angariados irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
Para apoiar esta causa basta deslocar-se a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
“Um simples gesto da sua parte poderá ser suficiente para garantir a estabilidade da saúde de muitos cidadãos em situação precária!”, explica Jaime Silva, Vereador da Câmara Municipal de Santa Cruz.
“Por um futuro com mais saúde, de 9 a 20 de dezembro participe na Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” e ajude-nos a garantir o acesso ao medicamento a pessoas em situação de pobreza. Ao doar o seu troco numa das farmácias aderentes da Região Autónoma da Madeira, estará a contribuir para a saúde de famílias que enfrentam graves dificuldades socioeconómicas.”, explica Graça Dantas, farmacêutica da Farmácia da Camacha.
Só na Região Autónoma da Madeira, existe uma rede de 16 farmácias abem: à qual mais de 1655 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 155112 embalagens de medicamentos apenas na Região Autónoma da Madeira.
Atualmente, a Rede abem: conta com 2 entidades referenciadoras na Região Autónoma da Madeira: Município de Machico e Município de Santa Cruz.
O Programa abem: já apoiou mais de 39 000 beneficiários e já dispensou quase três milhões de caixas de medicamentos.
Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por Entidades Parceiras Locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.
A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org