Na freguesia do Campanário, as celebrações do São João, a decorrer nos dias 23 e 24 de junho, pretendem manter viva “uma das mais bonitas e genuínas tradições populares”. Para o efeito, a população e instituições locais são desafiadas a decorar fontanários, para posterior visita.
A iniciativa pretende fomentar um gesto que “atravessa gerações” e representa “o forte espírito de união do Campanário”.
Na terça-feira, dia 23, a Junta de Freguesia promove a tradicional visita aos altares de São João, preparados pelas escolas e pelo Centro de Dia, “reconhecendo o empenho e a criatividade das instituições que ajudam a transmitir este património cultural às gerações mais jovens e menos jovens”, conforme aponta ao JM.
No dia seguinte, serão visitados os fontanários decorados em diferentes pontos da freguesia, com direito a animação musical, a cargo de Roberto Jardim, jovem artista que a Junta enfatiza merecer destaque pela dinamização e promoção da música popular no concelho da Ribeira Brava, “proporcionando um ambiente festivo e de convívio entre todos os participantes”.
A par das celebrações populares, terá lugar a Festa da Capela de São João, que para o executivo espelha “um momento de grande significado religioso e social para os residentes”.
Portanto, o programa preparado pela Junta de Freguesia do Campanário inclui a celebração religiosa, animação musical e os tradicionais comes e bebes, promovendo “o encontro, a partilha e o convívio entre residentes e visitantes”.
Por fim, a Junta convida a população a contribuir para a continuidade desta tradição, “que constitui uma importante expressão da identidade cultural e do património imaterial da freguesia”.