Na sequência dos incêndios que assolaram as freguesias das Achadas da Cruz e do Porto Moniz ao longo dos últimos dias, a Câmara Municipal do Porto Moniz decidiu isentar o pagamento da fatura da água a todos os munícipes das freguesias afetadas, no mês de outubro.
Emanuel Câmara, presidente da autarquia, refere que "esta é mais uma medida que a Câmara encontrou para apoiar todos aqueles que foram fustigados por esta calamidade que se abateu sobre o nosso concelho. Muita gente que realizou consumos acima da média, para ajudar a combater os incêndios, e esta é uma forma de retribuir a essas pessoas, que, por vezes colocando a sua própria vida em perigo, tudo fizeram para salvar os seus bens e até outras pessoas".
Sobre a água do concelho, o edil refere ainda que "neste momento, as equipas da Câmara continuam a desenvolver todos os esforços possíveis para repor a normalidade total no acesso à água potável em todo o concelho. O abastecimento dos depósitos de água, cujas nascentes foram afetadas pelos incêndios, está a ser efetuado com recurso a camiões cisterna. A reposição das nascentes, atualmente inacessíveis por questões de segurança, é um trabalho de elevada exigência técnica, cuja duração ainda não nos é possível estimar, apesar de já termos equipas no terreno desde sábado a efetuar esse trabalho".
Por esse motivo, o município informa que o fornecimento de água na freguesia do Porto Moniz manter-se-á condicionado entre as 23 e as 5 horas, desaconselhando-se o consumo de água de rede até normalização da situação. O Presidente da autarquia reforça que "manter-se-á o fornecimento de água engarrafada a todos os que necessitam, que continuará a ser distribuída pelas equipas da Câmara e das Juntas de Freguesia".
Emanuel Câmara considera que "esta é uma forma de compensar os nossos munícipes pelos constrangimentos que todos continuamos a enfrentar no nosso dia-a-dia, como consequência dos maiores incêndios que o Porto Moniz alguma vez viveu. Para devastar o nosso concelho bastaram algumas horas de chamas, mas para reconstruir necessitaremos de mais algum tempo e precisamos de nos manter juntos nesse trabalho. É por isso que apelamos à compreensão de toda a população afetada e, por outro lado, recordamos a importância de reduzir a utilização de água ao estritamente necessário".
A medida, a par de outras que se encontram a ser preparadas para apoiar as vítimas dos incêndios, será apresentada na próxima reunião do executivo municipal.
Redação