O Alavancar é um programa municipal de apoio à requalificação de negócios, com 60% a fundo perdido, que pode ser majorado em mais 10% caso abra ao sábado e outros 10% em caso de abertura também ao domingo.
Ora, hoje na sessão de contratualização com mais empresários, Pedro Calado e Cristina Pedra relevaram o enorme grau de adesão, sendo que em três meses o plafond de 250 mil euros foi esgotado. Todavia, mesmo estando já o programa fechado, os processos que estão já dentro da autarquia, que cumpram os requisitos, serão satisfeitos, pelo que o executivo reforçou em 60% essa dotação inicial, em mais 150 mil euros, passando para um total de 400 mil euros.
No que toca ao Re-Abrir, programa que decorre em paralelo, destinado ao apoio no pagamento de rendas, num máximo de 1.000 euros por negócio, o plafond de 250 mil euros não está ainda esgotado, com inscrições abertas até 31 de dezembro
" Fico mais feliz a ver os vossos negócios abertos, criando emprego, do que vos ver aqui a pagar taxas", disse o presidente da autarquia aos empresários presentes na cerimónia, instando-os a abrirem os seus negócios aos fins de semana, tirando dividendos também do mercado dos navios de cruzeiro.
David Spranger