MADEIRA Meteorologia

Câmara do Funchal assinala Dia da Fotografia com utentes do Centro Comunitário

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Agosto 2022
14:34

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) assinalou, hoje, o Dia Mundial da Fotografia com uma atividade intitulada 'Recordar, Reviver e Recriar', no Centro Comunitário do Funchal (CCF).

De acordo com um comunicado da autarquia, esta iniciativa teve como objetivo "a valorização da passagem do tempo, realçando a importância e a eficácia da fotografia na ajuda fiel de manter vivas as memórias criadas há largos anos".

A atividade contou com a presença da vereadora Helena Leal. Segunda autarca, a Câmara do Funchal pretende através destas iniciativas, "promover um momento de partilha e união, combatendo a solidão, que é uma das nossas grandes preocupações, sobretudo nesta fase do ciclo de vida, bem como, colaborar para se olhar com uma outra lente para esta nova etapa de vida, numa perspetiva mais positiva e com foco na longevidade".

"É uma fase em que se deve usufruir o presente, com a vantagem de se ter todo um universo de vivências, experiencias e memórias afetivas, que são sem dúvida, o que nos dá sentido à vida e constituem o maior património do ser humano", afirma a vereadora com o pelouro das áreas sociais.

Helena Leal adianta que "será preocupação desta vereação e enquanto executivo, assegurar as condições para que "as pessoas mais velhas, vivam com mais alegria e qualidade de vida".

"Sabemos que se estivermos focados e unidos, conseguiremos absorver o melhor que estas pessoas ainda têm a dar à sociedade civil, abolindo a perspetiva redutora e de declínio normalmente associada a esta etapa do ciclo de vida", frisa.

A atividade decorreu em duas fases. No primeiro momento, foi feita a recriação de fotografias selecionadas e cedidas pelos utentes, num cenário criado com jornais de forma a tentar obter a ideia de antiguidade. Na segunda fase, os utentes foram fotografados num contexto mais livre em outros dois cenários de forma a explorar as várias dimensões que a fotografia possibilita.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas