Foi aprovada, por unanimidade em reunião de Câmara, a abertura de procedimento concursal, para dois lotes de repavimentações no Concelho, no valor estimado de 825 mil euros. Estas intervenções surgem na linha da ação que tem vindo a ser prosseguida ao longo dos mandatos autárquicos, que resultaram na recuperação da maioria dos pisos em mau estado, dos caminhos municipais, em todas as freguesias do concelho.
Desde 2013 a autarquia já procedeu à asfaltagem de mais de sessenta vias, em todas as freguesias do concelho, tendo sido, numa primeira fase dada prioridade, às vias estruturantes que apresentavam piores condições de circulação, ostentando sinalética de piso em mau estado. A monotorização do estado das vias sobre tutela municipal é realizada de forma contínua, sendo estabelecida pelos técnicos da autarquia as prioridades de intervenção.
Os 2 lotes agora aprovados em reunião de Câmara, englobam a repavimentação da Avenida da Autonomia e da Avenida da Nova Cidade, na baixa da cidade de Câmara de Lobos e as repavimentações das estradas da Ribeira Garcia e Pomar Novo, que abrangem as freguesias de Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos e Jardim da Serra. O primeiro Lote tem uma extensão total de 1500 metros e o segundo beneficiará os 2800 metros da via.
O valor global estimado para estas intervenções está estimado na ordem dos 825 mil euros. 345 mil euros para a repavimentação da Avenida da Autonomia e da Avenida da Nova Cidade e 480 mil euros para a repavimentação das Estradas da Ribeira Garcia e Pomar Novo.
Segundo o vereador do Urbanismo, Bruno Coelho, os trabalhos a executar compreendem a execução de fresagem do pavimento e reposição de nova camada de betão betuminoso, sendo que a autarquia optou por não se limitar a tapar os buracos existentes no pavimento, preferindo efetuar a fresagem integral das áreas com maior desgaste e reposição de nova camada de betuminoso. "Estas são intervenções de vital importância para o concelho, facto que se refletiu na sua aprovação por unanimidade em sede de reunião de Câmara. O primeiro lote, porque engloba duas vias de elevado tráfego automóvel que servem de acesso ao centro da cidade e o segundo lote, por servir um extenso aglomerado populacional, que engloba três freguesias, Câmara de Lobos, Estreito e Jardim da Serra, bem como o Parque Empresarial de Câmara de Lobos."
O objetivo da autarquia é, por um lado, garantir maior durabilidade do asfalto nas zonas intervencionadas e, por outro lado, normalizar as condições das rodovias e garantir a segurança e conforto dos automobilistas. As intervenções beneficiarão também os muros de proteção das vias, com a recuperação de ameias e nivelação de passeios nas vias em que existam.
Este tipo de intervenção é muito revindicado pelos munícipes, a satisfação das mesmas garante que ficam reunidas todas as condições de circulação automóvel e de peões, pelo que a monotorização do estado das vias continuará a ser realizada e, sempre que se justifique, serão lançados novos procedimentos concursais para intervenção em mais lotes.
O prazo máximo de execução da intervenção na Avenida da Autonomia e da Nova cidade é de 120 dias, e no caso das Estradas da Ribeira Garcia e Pomar novo a intervenção será realizada no prazo máximo de 150 dias a partir do momento da adjudicação.
As intervenções estarão no terreno assim que sejam cumpridos todos os requisitos legais.