A Câmara Municipal de Santa Cruz assinou, esta manhã, contratos interadministrativos com todas as juntas de freguesia do concelho, com vista à limpeza e conservação dos espaços públicos, vias municipais, estradas, caminhos, arruamentos, passeios, bermas, valetas, sarjetas e sumidouros.
De acordo com um comunicado da autarquia, esta delegação de competências permitirá a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e racionalização de recursos disponíveis em matéria de limpeza urbana.
Os contratos assinados têm um valor total que ascende aos 355 mil euros, o que representa um acréscimo de 100 mil euros relativamente aos contratos anteriores.
“Refira-se que os contratos hoje assinados fixam o valor da compensação financeira a atribuir às juntas em1,77 euros por metro linear e por ano de limpeza urbana delegada, assegurando previsibilidade e proporcionalidade na afetação de recursos. Este valor representa o total de mais de 355 mil euros anuais, e um valor mensal de 29 mil e 625 euros”, informa a autarquia.
Recorda o Executivo, liderador por Élia Ascensão, que o reforço em limpeza urbana em Santa Cruz também está a ser feito através de um protocolo já celebrado entre o Município e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Estabelecimento Prisional do Funchal.
O investimento da autarquia neste âmbito prevê também reforçar a recolha de resíduos.