MADEIRA Meteorologia

Câmara de Lobos assinala Dia Municipal para a Igualdade

Data de publicação
21 Outubro 2025
10:54

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos assinala na sexta-feira, dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, em colaboração com a Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais e com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, através de um programa de atividades dirigido a crianças e ao público em geral.

O programa, idealizado pela autarquia, para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, inclui um peddy paper, duas ações de sensibilização e uma exposição intitulada “Evolução dos Direitos das Mulheres e dos Direitos Humanos”, patente na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, entre 22 e 24 de outubro.

O peddy paper “Missão Igualdade”, destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, tem como objetivo promover valores como a igualdade, o respeito pela diferença, a cooperação e a empatia. Através da construção de um puzzle interativo, pretende proporcionar uma experiência lúdica e educativa, incentivando a participação ativa e colaborativa das crianças.

As boas práticas do Município de Câmara de Lobos na promoção da igualdade, cidadania e não discriminação têm vindo a ser reconhecidas, desde 2016, com a Menção Honrosa “Viver em Igualdade”, atribuída pela Comissão Nacional para a Cidadania e a Igualdade de Género.

No âmbito do seu Plano de Ação para a Coesão Social, o município integra 10 medidas específicas na área da Igualdade, Cidadania Ativa e Combate à Violência Doméstica, entre as quais se destacam o incentivo à participação das mulheres na vida política e a promoção de ações de sensibilização, exposições, encontros e debates junto da comunidade.

A presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, destaca que “a igualdade não se ensina apenas com palavras, constrói-se através de exemplos e experiências concretas. Queremos que as crianças percebam, desde cedo, que o respeito, a cooperação e a empatia são valores essenciais para viver em sociedade. Estas iniciativas são uma forma simples, mas poderosa, de cultivar essa consciência coletiva.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que achou do desfile de Carnaval?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas