O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, sublinhou esta manhã, na cerimónia de tomada de posse da nova presidente da Câmara Municipal da Calheta, Doroteia Leça, a importância da cooperação entre o Governo Regional e as autarquias, reafirmando o compromisso do executivo em continuar a investir no concelho.
“Venho aqui hoje reiterar toda a disponibilidade do meu Governo para continuarmos a trabalhar em conjunto e em harmonia, tendo sempre como objetivo servir a população”, afirmou Albuquerque, dirigindo-se à nova autarca.
O chefe do executivo madeirense aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho desenvolvido pelos anteriores autarcas, nomeadamente Carlos Teles, Manuel Baeta e os presidentes de junta cessantes, destacando “a importância de reconhecer o mérito e o serviço prestado às populações”.
“É essencial sabermos reconhecer o trabalho e o mérito dos outros. A política deve ser também um espaço de reconhecimento e gratidão”, frisou.
Na sua intervenção, Miguel Albuquerque destacou os indicadores económicos positivos da Região Autónoma da Madeira, salientando que o arquipélago “mantém crescimento económico consecutivo há 53 meses”, com “a taxa de desemprego mais baixa do país” e “uma dívida pública inferior à média nacional e europeia”.
O governante adiantou ainda que o PIB regional poderá atingir os 8 mil milhões de euros até ao final do ano, o que representa um crescimento acumulado de 33% na última década.
O presidente do Governo anunciou também novas medidas fiscais no próximo Orçamento Regional, com a redução do IRS até ao nono escalão e descidas adicionais no IRC, “devolvendo rendimento às famílias e às empresas madeirenses”.