O presidente da Câmara Municipal do Funchal convida os cidadãos a continuarem a participar na emblemática prova de águas abertas denominada Prova de Mar ‘SACA’. Pedro Calado anunciou que "é propósito da autarquia ajudar a Junta de Freguesia de Santa Maior e a Associação de Natação da Madeira, a fazer o reconhecimento mais popular desta prova, que é constituída também pela vertente federada. "No próximo ano queremos um maior leque de participantes e premiados nesta prova, e tudo vamos fazer para ajudar, enaltecer e engradecer esta modalidade".
Pedro Calado falava durante a entrega de prémios da 27ª edição da Prova de Mar José da Silva SACA, que se realizou entre o Cais do Funchal e o Complexo Balnear da Barreirinha.
Com uma distância aproximada de 1000 metros, a prova reuniu 150 participantes entre atletas federados e populares.
Esta foi mais uma iniciativa integrada nas comemorações do 514º aniversário da cidade, cujo programa inclui várias iniciativas de âmbito social, desportivo e musical. "Aquilo que nós desejamos é que efetivamente o Funchal se transforme numa cidade dinâmica e de grande festa para a toda a população", sublinhou o presidente do município do Funchal.
Pedro Calado felicitou todos os participantes da prova que tem como objetivo homenagear um atleta do Clube Desportivo Nacional que nos anos 60 e 70 era um apaixonado pela natação, onde praticamente todos os dias nadava no mar na zona velha, mais precisamente na zona da barreirinha. Também deixou um agradecimento a todas as entidades que deram o seu contributo para o sucesso da prova.
O nadador, que nas ‘águas livres’ nada pelos alvinegros, mas que é atleta do FC Porto, cidade onde frequenta o terceiro ano de medicina, efetuou os cerca de 1.000 metros, entre o Cais da cidade e a Barreirinha em 14.08,77. No segundo lugar ficou Rodrigo Reis, do CD São Roque, cumprindo a distância em 14.23,92, sendo que Martim Castro, do CDE Liceu, fechou o pódio, com 15.08,28.
Na prova feminina ganhou a jovem Silvana Silva, de apenas 15 anos, nadadora de CD São Roque, com 16.25,87. Pauline Ringue, do Naval do Funchal, foi segunda classificada com o tempo de 16.28,25, enquanto a terceira posição foi para Bruna Belo, também atleta do Naval, com o tempo de 16.39,74.
Ainda nos masculinos, na vertente ‘participantes populares’, ganhou Pedro Prioste, seguido de João Luís e Bruno Freitas. Já na ‘natação adaptada’, o melhor foi Emanuel Gonçalves, seguido de Joaquim Carvalho e Rodolfo Alves.
Nos femininos, para ‘populares’, brilhou Mariana Gois, seguida de Juzy da Silva e Rosalina Gonçalves.
David Spranger