MADEIRA Meteorologia

Bruxelas: Rubina Leal subscreve declaração de apoio à reconstrução da Ucrânia

Data de publicação
21 Novembro 2024
18:14

A vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, participou hoje, em Bruxelas, na reunião do Comité das Regiões Europeu, que teve como intuito manifestar o apoio da Aliança Europeia das Cidades e Regiões para a reconstrução da Ucrânia.

De acordo com um comunicado da ALRAM, a deputada social-democrata “demonstrou a solidariedade da Madeira para com o povo ucraniano, quando se assinalam 1000 dias do início do conflito, sublinhando que a solidariedade europeia deve ser um pilar inabalável, não apenas na assistência imediata, mas também na reconstrução de uma nação devastada”.

A vice-presidente do Parlamento Madeirense lembrou que, “na Madeira, desde o início da guerra, foram acolhidos cerca de 900 cidadãos ucranianos, sendo hoje membros integrados na nossa comunidade e formaram uma associação que tem sido crucial na sensibilização para a causa ucraniana, unindo esforços e promovendo ações que lembram todos nós da importância de não desviar o olhar deste sofrimento”.

Rubina Leal manifestou a importância das políticas de coesão, observando que esta difícil experiência demonstra que mesmo pequenas regiões podem desempenhar um papel significativo no apoio às vítimas da guerra.

“Tal deve-se precisamente à forma como a União Europeia desenvolve políticas de coesão que aproximam as regiões mais pequenas e longínquas dos grandes centros de decisão, levando-as a ter um papel de destaque em alturas de crise como esta, dando um contributo firme na defesa dos valores europeus”, considerou.

Coube ainda a Rubina Leal subscrever a Declaração de Apoio das Cidades e Regiões para a recuperação e reconstrução da Ucrânia, que conta assim com a partição da Região Autónoma da Madeira. Este documento reforça o compromisso dos seus signatários em apoiar o percurso da Ucrânia em se tornar um Estado-membro da União.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas