O deputado do PSD, Bruno Melim, destacou esta manhã o crescimento sustentado da economia regional e a forte recuperação do turismo no período pós-pandemia, considerando que os resultados alcançados “incomodam a oposição”.
No debate mensal temático dedicado ao “Turismo”, que conta com a presença dos secretários regionais da Economia e Turismo e do presidente do Governo Regional, o social-democrata enquadrou a discussão num cenário de crescimento económico contínuo “há 57 meses na Região Autónoma da Madeira”.
Bruno Melim sublinhou que os proveitos do setor têm tido impacto direto na “melhoria da qualidade de vida”, no rendimento das famílias e na experiência turística no arquipélago. “Muito deste rendimento é também exemplo do desenvolvimento, nomeadamente numa recuperação pós-pandemia”, afirmou.
O deputado enfatizou que, após o abrandamento provocado pela Covid-19, a Madeira não só recuperou os níveis anteriores como os superou de forma “expressiva”. Indicadores como o número de dormidas, hóspedes e aeronaves registaram aumentos significativos face a 2019, 2020 e 2021. Em vários casos, referiu, os valores atuais são múltiplos dos registados no período mais crítico da pandemia.
Segundo o parlamentar, a retoma traduziu-se igualmente num crescimento acentuado da rentabilidade, com indicadores como o RevPAR (receita por quarto disponível) e os proveitos por quarto a registarem aumentos expressivos, chegando a triplicar na última década.
Bruno Melim salientou ainda que, nos últimos dez anos, a Madeira foi sucessivamente distinguida como “melhor destino insular por entidades internacionais” e viu reconhecida a qualidade da sua promoção turística e das suas infraestruturas portuárias.
Perante este quadro, o deputado questionou o presidente do Governo Regional sobre a estratégia para a atual legislatura, nomeadamente no que respeita ao investimento na diversificação de rotas aéreas e de mercados emissores, com o objetivo de aumentar o volume turístico e a faturação do setor.
“Num tempo em que o turismo cresceu e a rentabilidade aumentou, importa diferenciar e qualificar ainda mais a oferta”, defendeu, apontando a diversificação como eixo central para reforçar o contributo do turismo para a economia regional.