A Secretaria Regional da Inclusão, Trabalho e Juventude promove, esta sexta-feira, 7 de novembro, às 14h30, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico — Alberto Vieira, uma sessão pública de apresentação dos Prémios BPI Fundação ‘la Caixa’ e do Programa Incorpora.
A iniciativa pretende dar a conhecer os prémios promovidos pelo BPI e pela Fundação ‘la Caixa’, que apoiam financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos dedicadas à melhoria da qualidade de vida e à promoção da igualdade de oportunidades entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A sessão contará com a presença da secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, que presidirá à abertura. Seguem-se as apresentações de José Pena do Amaral (Banco BPI), Maria João Cabral (Fundação ‘la Caixa’) e Bruno Coutinho (Programa Incorpora). No final, haverá espaço para esclarecimento de questões.
É de realçar que, na última semana, o BPI e a Fundação ‘la Caixa’ anunciaram a atribuição de mais de um milhão de euros a 24 projetos de inclusão social no âmbito da 10.ª edição do Prémio Solidário, apoiando mais de quatro mil pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. Entre os beneficiários estão migrantes, refugiados, novas mães, pessoas em situação de sem-abrigo ou prostituição, ex-reclusos, jovens inativos e mulheres vítimas de violência doméstica.
Na Região Autónoma da Madeira, foi distinguido o projeto da SocioHabitaFunchal. Desde o lançamento do Prémio Solidário, em 2016, já foram apoiados 232 projetos, num investimento global de 8,6 milhões de euros, beneficiando mais de 45 mil pessoas.
Os Prémios BPI Fundação ‘la Caixa’ - Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – contam em 2025 com uma dotação total de cinco milhões de euros, destinados a apoiar instituições privadas sem fins lucrativos com sede ou delegação legalmente constituída em Portugal, ou núcleos com autonomia comprovada e mais de um ano de existência.
‘Incorpora’ alargado à Madeira
Durante a sessão no Funchal será também apresentado o Programa Incorpora, uma iniciativa da Fundação ‘la Caixa’ dedicada à integração no mercado de trabalho de pessoas em risco de exclusão social. O programa, já implementado noutras regiões do País, será alargado à Madeira a partir de 2026.
A tutela da Inclusão na Região realça, na informação facultada ao JM, que a sessão pública é aberta à participação, convidando para tal associações juvenis, instituições particulares de solidariedade social e equiparadas. As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponível em https://forms.gle/R7ZnNkNMDVzagDEB7.