O Encontro Cibersegurança & Proteção de Dados, hoje, no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, foi organizado dada a “conjuntura mundial de imprevisibilidade”, e numa ótica de adequar a estruturas educativas a um contexto de mudança acelerada, em prol do cidadão com especial foco nas crianças e nos jovens, bem como nos docentes e não docentes da Região.
A Secretaria Regional de Educação tem vindo a acompanhar a evolução tecnocientífica e, nesse sentido, o encontro promovido, em parceria com o Gabinete Regional de Conformidade Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança, da Secretaria Regional de Finanças, foi uma oportunidade para debater questões importantes ao nível dos desafios que se colocam nestas matérias.
Jorge Carvalho lembrou que, no caso da Educação, os serviços “têm ao seu cuidado milhares e milhares de dados”, que seguem protocolos de confidencialidade, sendo “necessário termos estruturas e mecanismos de segurança que garantam a integridade dos mesmos”.
O governante deixou o apelo às entidades presentes para o trabalho conjunto visando blindar os serviços de qualquer situação crítica ao nível da divulgação de dados e de potenciais ataques informáticos, aproveitando o conhecimento do Gabinete Regional de Conformidade Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança.