MADEIRA Meteorologia

BE denuncia abandono do Fanal e exige medidas urgentes de proteção

Data de publicação
10 Setembro 2025
11:43

O Bloco de Esquerda Madeira manifestou preocupação com o estado de degradação da zona do Fanal, considerada um património natural único e parte integrante da Laurissilva, classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Segundo o partido, a ausência de medidas de conservação e ordenamento está a colocar em risco a regeneração da floresta e a sobrevivência de árvores centenárias, devido à crescente pressão turística e à falta de controlo do número de visitantes.

O BE critica a resposta do Governo Regional, centrada na criação de mais estacionamento, acusando o executivo de promover um “modelo de turismo predatório” que negligencia a proteção do território.

Entre as medidas propostas, o partido defende a limitação de visitantes diários, reforço da vigilância com guardas florestais, regulação do pastoreio e maior investimento na conservação da área.

Para o Bloco, é urgente travar a exploração sem regras e garantir que o Fanal é preservado como legado natural para as gerações futuras.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas